Troca dos sons da fala das crianças!
- ciop ciop
- 5 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
👍🏻O que se espera é que com 5 anos, ou no máximo 5 anos e meio, a criança já consiga pronunciar corretamente todos os sons da fala. Porém, isso não significa que seja indicado esperar até essa idade para buscar ajuda de um fonoaudiólogo🧑🏼⚕️ quando a criança apresentar dificuldades.
.
É de extrema importância oferecer um modelo adequado de fala, e não ficar falando errado com a criança. Achamos fofo quando a criança fala alguma palavra errada como “coito” e ela quer dizer “biscoito”: mas, você NÃO DEVE repetir a palavra da forma errada!
.
💭Não é necessário que você corrija a criança o tempo todo. Basta repetir a palavra de forma CORRETA para que ela receba um modelo adequado. Então você poderia responder: “ahhh você quer um Biscoito? Olha, o biscoito!” – e assim você repetiu, duas vezes e corretamente, a palavra que ela havia pronunciado de forma errada, sem constranger a criança ao corrigi-la de forma direta!
Outro aspecto importante, é de estimular a criança a pedir as coisas falando! Não atenda imediatamente quando ela apenas apontar para pedir o que quer. Incentive ela a falar e dê o modelo nomeando o item de desejo.
.
💭Você pode perguntar “fala pra mim, o que você quer?” e estimular que ela faça o pedido falando. Se você entrega tudo à mão, assim que a criança aponta para o que ela quer, ela não vai ver necessidade de falar e isso pode dificultar o desenvolvimento da fala.
Mas até quando é normal a criança “falar errado?” A resposta não é simples e direta, pois depende muito de quantos anos a criança tem e de quais sons ela está trocando. Existe uma sequência no aprendizado dos sons da fala – a criança começa aprendendo primeiro a pronunciar os sons mais fáceis e aos poucos, vai aprendendo os sons mais difíceis.
Rua Maestro Paizinho 514, Chácara do Paiva- Sete Lagoas-MG www.ciop.com.br
Kommentare