Diferentes testes do pezinho

🖥️Após uma reportagem no programa de televisão essa discussão ficou em foco, vou tentar esclarecer fazendo um paralelo entre os testes do sistema público e privado, levando em conta os exames na Empresa DLE para onde são encaminhados a maioria dos testes.


.


👾Atualmente o SUS pesquisa as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fenilcetonúria, deficiência de biotinidade, hiperplasia adrenal e fibrose cística.


.


📋Com o projeto de lei aprovado pelo senado, com previsão de início para até 365 dias pós sanção do presidente, serão incluso de forma escalonada os seguintes exames:

Fase 1: Hemoglobinopatia e execesso de fenilcetonúria;

Fase 2: Galactosemia, distúrbio ureia e beta oxidação dos ácidos graxos;

Fase 3: Doenças lisossõmicas;

Fase 4: Imunodeficiência primaria;

Fase 5: Doenças de atrofia muscular.


.


☑️No sistema privado o exame mais completo realizado pela DLE são descritos 22 exames que desmembram em 100 doenças. São ofertados crescente o exame básico, ampliado, plus, master, expandido e completo. O básico é similar ao do SUS atual e completo são acrescidos de 16 exames.


.


💉Tem sido frequente a ansiedade dos pais quanto a qual exame fazer, certamente, essa dúvida esbarra na questão financeira, de um exame que se completo tem alto custo, sem cobertura total pelo convênio.


.


📈Para aliviar os menos afortunados algumas das doenças pesquisadas no exame completo tem a incidência baixa como a tirosemia 1:200000 e doenças lisossômica 1:100000 nascidos vivos. Acredito que prevenir sempre ser a melhor opção, devendo existir um bom senso entre o pediatra e os pais.


#testeDoPezinho #ciop #exames #DLE #pediatria #pedriatraPorAmor #SUS #examesCompletos


Rua Maestro Paizinho 514 Sete Lagoas-MG www.ciop.com.br


Featured Posts
Recent Posts