top of page

Problemas de crescimento

A investigação dos problemas de crescimento geralmente é assim:

1 - Começamos com a avaliação do histórico de saúde da criança e da família, incluindo os antecedentes gestacionais e de nascimento e o exame físico completo para identificar outros sinais de doenças.

2 - Em seguida, realizamos a pesquisa de possíveis causas por meio de exames laboratoriais e radiológicos.

3 - Se for identificada alguma alteração nos exames, esta precisa ser corrigida (tratar a anemia ou o hipotireoidismo se eles existirem).

4 - Depois de corrigidas as alterações ou se elas não existirem, se a criança ainda assim não cresce bem, partimos para os exames específicos para o diagnóstico de deficiência de hormônio de crescimento - GH (é que as outras doenças como causa de baixa estatura, são muito mais comuns que a deficiência deste hormônio).

5 - Para o diagnóstico da deficiência de GH, precisamos realizar exames chamados testes de estímulo com duração de duas a três horas (que “provocam” a liberação do GH na corrente sanguínea para que ele seja dosado). Estes testes devem ser feitos em centros especializados.

6 - Se for constatada a deficiência de GH, o endocrinologista indicará o tratamento com GH recombinante. Este medicamento é aplicado por meio de injeções diárias durante toda a infância e puberdade, pelo menos.

=> É importante saber que existem outras situações que atrapalham o crescimento normal e que também podem ser tratadas com GH recombinantes. Portanto, só use GH ou outro hormônio sob a orientação de um médico endocrinologista pediátrico certificado pela SBEM.

Dicas da Tia Luciana-Endocrinologista Pediatra.

Rua Maestro Paizinho 514, Chácara do Paiva- Sete Lagoas-MG www.ciop.com.br


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page