top of page

Halitose em crianças

💨 A halitose (mau hálito) é bastante prevalente na sociedade, inclusive na população infantil 👶🏽👩🏼🧑🏻 (bebês, crianças e adolescentes) desde a forma leve até a grave.

💨 A halitose propriamente dita não deve ser confundida com o mau hálito matinal, ou seja, com o “bafo” 🌬 logo ao acordar, pois esta ocorre pela diminuição da saliva durante a noite, enquanto os microrganismos 🦠 presentes na boca provocam a proliferação de gases de odor desagradável ♨ . Nesse caso, a higiene bucal é suficiente para que o mau hálito desapareça.

🚩Já a halitose verdadeira tem dezenas de origens e está na maior parte das vezes associada a fatores bucais como: biofilme bacteriano (placa bacteriana), falta do uso diário do fio dental, pouca saliva, lesões de cárie entre outros.

⚠ Porém, pode também ser um sinal de alerta para problemas de ordem maior como alterações no sistema respiratório (inflamações nas vias aéreas, sinusite, rinite, alteração de adenóide, respiração oral), problemas gastrointestinais (refluxogastro-esofágico) ou até mesmo diabetes.

❎ No primeiro momento, os pais podem relatar ao Odontopediatra 🦷 , pois as causas odontológicas são as mais comuns, além de existirem métodos e aparelhos específicos para diagnosticarem a causa ou origem. Se a causa não for somente odontológica, com a devida orientação o paciente será indicado ao profissional de saúde específico, Otorrinolaringologista, Pediatra e juntos vamos resolver o problema.

🆘 O importante é não ignorar o sintoma e ir em busca para tratar a causa, pois halitose é sinal de que algo não está certo no organismo da criança.



Rua Maestro Paizinho 514, Chácara do Paiva- Sete Lagoas-MG ww


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page