Diabetes e os efeitos na saúde bucal
- ciop ciop
- 21 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2023
🩸A diabetes, doença caracterizada pelo aumento de glicose (açúcar) no sangue, afeta mais de 8% da população 👨👩👦👦brasileira, sendo o 3º país 🇧🇷com mais casos entre crianças 👧🏼 e adolescentes.
⁉️E o que a diabetes tem a ver com a boca? Tudo! 💥Como em um ciclo 🔄, ela pode influenciar na saúde bucal, assim como as doenças da boca 👄 podem prejudicar o controle do açúcar no sangue.
🅰️s crianças com diabetes têm risco maior quando comparadas às que não têm, a desenvolverem gengivite (inflamação da gengiva), à formação do biofilme (sujeira + microrganismos) 🦠sobre os dentes 🦷 e também do tártaro 🪨. Isso se deve às condições alteradas do corpo, descontrole do nível de açúcar no sangue e até interferência na produção da saliva. 💦
Infecção por Candida Albicans, vulgo sapinho 🐸, também é uma complicação oral recorrente em quem tem diabetes e não higieniza a boca corretamente💨.
⚡️Todavia, existem várias outras alterações bucais que podem estar associadas à diabetes:
🔘Abscessos dentários;
🔘Alterações no tipo de microrganismos, sobretudo os que causam doenças;
🔘Lesões de herpes e pré-cancerosas etc.
🚨Consequentemente, da mesma forma que se deve tomar todos os cuidados médicos com a diabetes, deve-se dar o mesmo grau de importância para a saúde bucal. Os cuidados caseiros 🏠 devem ser rigorosos e diários, e o acompanhamento realizado em intervalos menores com um Odontopediatra 😷 é fundamental. A saúde precisa ser integral ✅.
Rua Maestro Paizinho 514, Chácara do Paiva- Sete Lagoas-MG www.ciop.com.br
Commentaires