Bebê com cólica?
- ciop ciop
- 2 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Não existe tratamento totalmente eficaz para evitar as cólicas. Mas há dicas que podem ser dadas aos pais e mães para auxiliar a encarar a situação e dar um pouco mais de conforto aos bebês – e tranquilizar o coração dos pais. Veja alguma delas abaixo:
🔹1. Massagem – Pense quando você está com um mal-estar relacionado a gases. Uma massagem alivia, certo? O mesmo vale para os bebês. Movimentos circulares, com um óleo infantil ou creme hidratante ajudam a reduzir os sintomas.
🔸2. Bolsa aquecida – Uma bolsa de água quente auxilia a diminuir a cólica. É importante ter cuidado com a temperatura para evitar queimaduras.
🔹3. Banho morno – Assim como a bolsa aquecida, um banho morno tem o mesmo efeito e pode diminuir os sintomas.
🔸4. Movimentos das pernas – Empurrar as pernas em direção ao abdômen ou fazer movimentos de “bicicletinha” fazem com que a compressão auxilie a reduzir a cólica e facilite a liberação de gases.
🔹5. Arrotar – Parece não ter ligação, mas garantir o arroto depois da mamada costuma contribuir para diminuir as cólicas. Se possível, evite a mamadeira, pois reduz a ingestão de ar em comparação com o peito.
🔸6. Aconchego – Ao contrário do que se prega para deixar a criança chorar, o carinho e o aconchego auxiliam o bebê a relaxar e se sentir seguro. Esse contato com os pais ou responsáveis alivia as dores e tranquiliza a criança.
🔹7. Evite remédios – Não faça qualquer medicação por conta própria. Procure um pediatra e siga as suas orientações.
🔸8. Manter a calma – Nessa época, bebê e mãe estão muito próximos. O nervosismo e a angústia da mãe acabam sendo sentidos pelo bebê. Tente ficar tranquila para não afetá-lo ainda mais. O mesmo vale para o pai ou outros cuidadores do grupo de apoio.
Rua Maestro Paizinho 514, Chácara do Paiva- Sete Lagoas-MG www.ciop.com.br
Comentarios