Aberta a temporada de Piolhos!!!
- Por Doutor Claudiney Geraldo Sales da Silva
- 10 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

Uma noticia antiga, porém se repete todos os anos principalmente, nesse período, trata-se da infestação do couro cabeludo pelo inseto (Pediculus humanis capitis), a pediculose, uma condição onde o inseto aloja na base do couro cabeludo e se alimenta do sangue humano.
Com uma alta capacidade de reprodução onde a fêmea deposita dez ovos por dia com uma alta procriação.
Os insetos causam uma coceira intensa, acompanhado de feridas no couro cabeludo, podendo ser seguido de infecções nas feridas.
A transmissão é feita quando o inseto se arrasta de uma cabeça para outra no contato íntimo, observação não pula nem voa,mas sim por escovas e pentes infestados.
Para tratar evite recorrer a soluções caseiras como vinagre, hoje temos tratamento tópico a base de inseticidas peritroides e medicações de uso oral a base de ivermectina, procure seu médico para avaliar a melhor opção.
E para prevenir oriente as crianças a não usar utensílios de cabelos dos amigos, sempre avalie o couro cabeludo de todos do lar, mantenha os cabelos longos presos, não é necessário o afastamento escolar, porém e importante comunicar a escola para que avalie os colegas.
Comments