top of page

Curtindo as guloseimas juninas... Porque não?

Mês de junho chega recheado de festividades, e junto, guloseimas das mais variadas, e que muitas vezes, só apreciamos neste período. Canjica, pé de moleque, caldos, pasteis, quindim, pamonha, pipoca...

Se sua família mantem uma alimentação equilibrada, sabendo ofertar os mais variados alimentos desde cedo para as crianças, ressaltando que açúcar somente deve ser introduzido após os 2 anos de idade, por que não, durante uma festa junina, e caso seja de desejo da criança, apreciarem juntos uma dessas delicias típicas?

Ao escolherem qual será o alimento, estimule os pequenos a degustarem cada pedacinho, mastigando com calma, até se sentirem satisfeitos, felizes com a escolha e sem precisarem comer além de sua vontade.

Agora, caso queiram preparar vocês mesmos suas próprias comidas juninas, seguem algumas receitas deliciosas e o melhor, podem ser feitas com a ajuda dos filhos! Então se arrisquem e se deliciem!


Canjica baby

(Indicado para babês a partir dos 10 meses)


Ingredientes para o leite de coco caseiro: 1/2 xícara de coco fresco ralado (120g), 1/2 xícara de água (120g).

Ingredientes para a canjica: 1/2 xícara de canjica (120g), 2 1/2 xícaras de suco de maçã integral (750ml), 3/4 de xícara de leite de coco caseiro (200ml), 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml), 1 colher de chá de canela (5g), 1/2 colher de chá de gengibre em pó (2,5g), 1/2 colher de chá de noz moscada (5g).

Modo de preparo do leite de coco caseiro: No liquidificador junte a água e o coco e bata por cinco minutos. Com a ajuda de um pano de prato limpo, coe a mistura de água e coco numa tigela. O leite de coco caseiro é mais líquido e não tão branco quanto a versão industrializada.

Modo de preparo da canjica: Em um recipiente coloque a canjica e 250 ml de suco de maçã. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira da noite para o dia de molho. Coloque a mistura de canjica e o suco de maçã em uma panela de pressão. Adicione 100 ml de suco de maçã e leve para cozimento em fogo baixo por 10 minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Deixe a panela perder a pressão e abra para conferir a quantidade de líquido. É necessário ter dois dedos acima dos grãos. Caso precise, junte água filtrada para atingir esse nível. Feche novamente a panela e leve para cozimento em fogo baixo por mais dez minutos contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão. Coloque a canjica em outra panela, e em fogo baixo, junte o leite de coco e o restante do suco de maçã. Mexa constantemente até engrossar. Coloque a baunilha, a canela, o gengibre e a noz moscada e mexa para incorporar. Sirva morno ou gelado.


Pastel assado

(Indicado para crianças a partir de 1 ano)


Ingredientes para massa: 1 Copo de Iogurte Natural ou 1 garrafinha de Leite de coco, 2 Colheres (sopa) de Azeite ou Óleo, 1 Xícara (chá) de Farinha de Trigo Integral, 1 Xícara (chá) de Farinha de Aveia, ½ colher (chá) de Sal, 1 Colher (sopa) de Fermento Químico em Pó

Modo de preparo: Em uma tigela coloque o Iogurte, Azeite, Farinha Integral, Farinha de Aveia, Sal e Fermento. Misture e Sove a massa até que fique uma massa que dê para abrir com o rolo. Caso sua massa fique muito seca coloque um pouco de água aos poucos até você conseguir ter uma massa modelável e bem lisinha.

Sugestão de recheio: carne moída, frango desfiado com cenoura, queijo ralado com orégano e tomate. Os recheios não devem ser líquidos ou com molhos, para não quebrar a massa.


Pipoca

(Indicado para crianças a partir de 1 ano)


Ingredientes: 1 xícara (chá) de Milho de pipoca, 1 colher (sopa) óleo ou manteiga, 1 colher (chá) sal

Modo de preparo: misture todos os ingredientes na pipoqueira até que todo o milho esteja estourado.


Paçoca

(Indicado para crianças a partir de 2 anos)


Ingredientes: 500g de amendoim, torrado e sem pele, 1 xícara de chá de açúcar demerara (150g), meia xícara de chá de farinha de milho amarela (100g), meia colher de chá de sal, 4 colheres de sopa de manteiga derretida (60g).

Modo de preparo: No processador, bata, aos poucos, o amendoim, o açúcar, a farinha de milho, o sal e a manteiga, até obter uma farofa úmida. Dica: essa receita não tem o mesmo resultado se for utilizado o liquidificador.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page