top of page

OS PRIMEIROS 1000 DIAS DO BEBÊ:

Nós, pais, temos uma oportunidade rara de influenciar o desenvolvimento dos filhos e de ajuda-los a se tornarem adultos mais saudáveis. Mas precisamos estar atentos e agir rápido, pois essa chance surge cedo e dura pouco (mais precisamente, da gestação até os dois anos completos de vida da criança). Os primeiros mil dias, também conhecidos como janela de oportunidades! Pensem nesse termo, vejam o quão perfeito e significativo é a nossa influência na saúde dos nossos filhos em longo prazo. O período é teoricamente curto, mas infinitamente precioso se soubermos conduzi-lo como nossos filhos merecem.

A adoção de algumas medidas básicas já é capaz de garantir um efeito positivo no desenvolvimento e na saúde do feto, do bebê e da criança: oferecer proteção e aconchego, e alimentá-lo adequadamente!

A alimentação apropriada inclui uma dieta equilibrada da mãe durante a gestação, o aleitamento exclusivo até os seis primeiros meses de vida e a partir de então, a amamentação acompanhada de uma alimentação complementar balanceada com água, frutas, legumes, verduras, proteínas, carboidratos e gorduras de boa qualidade, vitaminas e sais minerais.

Então vamos pensar com mais carinho quando o assunto for alimentação saudável e saúde dos pequenos. Vamos aproveitar esses mil dias, fundamentais na prevenção de doenças crônicas, na construção e desenvolvimento do cérebro e do sistema imunológico e que podem influenciar diretamente na forma como nossos filhos irão se relacionar com os alimentos no futuro.

Ludmila Carvalho

Nutricionista

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page