February 20, 2020

February 18, 2020

February 17, 2020

Please reload

Recent Posts

Dúvidas sobre Sarampo e Meningite

September 3, 2019

1/2
Please reload

Featured Posts

O que é Ludoterapia?

 

A psicoterapia Infantil, também conhecida como ludoterapia, é baseada no atendimento psicológico de crianças que apresentam dificuldades emocionais (medo em excesso, tristeza, apatia, agressividade, insegurança, timidez, dentre outros), expressando seu sofrimento e dificuldade em relação ao contexto em que vivem e que os desencadeia. Durante as sessões, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo particular. No processo são utilizadas estratégicas lúdicas, que permitem ao psicoterapeuta se comunicar com a criança e investigar os problemas psicológicos que impedem seu pleno desenvolvimento. O objetivo é auxiliar a criança na aquisição de comportamentos eficazes para lidar com as situações causadoras do estresse emocional e beneficiar, assim, sua qualidade de vida.

O envolvimento dos pais também é fundamental no processo, sendo que estes participam de sessões de orientação, passando, assim, a compreender melhor o que ocorre no contexto familiar. Dessa maneira, torna-se possível identificar as prováveis causas geradoras do problema, além de aprender formas alternativas de ajudar o filho.

 
A psicoterapia (adolescentes e adultos) é uma prática de cuidado e transformação de si que possibilita às pessoas a oportunidade de experimentar um diálogo diferenciado no tratamento de possíveis questões ou problemas emocionais. Com base no conhecimento teórico do desenvolvimento psicológico, o psicoterapeuta formula intervenções (interpretações, reformulações, confronto, etc.), que ajudam o paciente a tomar consciência da origem dos seus problemas e a elaborar e lidar de um modo mais adaptativo com situações dolorosas do passado ou do presente da vida do paciente. Deste modo, a psicoterapia promove alterações do comportamento e aumento do auto-conhecimento, leva a uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior.

 

 

Profissional:
Bruna Paiva Alvarenga

 

Formação: 

Psicologia pela PUC Minas 2007

Pós graduanda em Neuropsicologia pela Uninter BH 2012


Experiências:
Psicóloga na Oncocentro Sete Lagoas 2012-2016
Psicóloga clínica na Unimed BH 20014-2016
Psicóloga na APAE Sete Lagoas 2011-2013
Psicóloga clínica na Plam Med Sete Lagoas 2007-2013
Psicóloga clínica na Clinápsi Sete Lagoas 2008-20012
Psicóloga social no projeto Vhiver BH 2007-2010
Psicóloga social no Programa Mediação de Conflitos BH 2007

 

Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags